Skip to content

NEWS

Vermont lança sua plataforma de IoT

Utilizando um microcontrolador da Silicon Labs trabalhando em conjunto com o padrão LoRa a plataforma foi desenvolvida para suprir carências do cenário nacional

A Vermont acaba de lançar a sua primeira plataforma de demonstração para Internet das Coisas (IoT). Esta plataforma é o primeiro passo no sentido de fornecer um Reference Design próprio, criado aqui no Brasil, visando atender demandas bastante específicas do nosso mercado. Um dos pontos importantes desta plataforma é que ela fornece todos os blocos necessários para o cliente poder desenvolver um produto completo.

Os principais componentes são um microcontrolador ARM da Silicon Labs, que pode ou não ser equipado com uma interface Bluetooth, alguns sensores de grandezas, um circuito de rádio para o padrão LoRa, da Semtech. Este hardware é aliado a um conjunto de firmwares que permite testar e demonstrar soluções LoRaWAN puro ou multiprotocolo, com a operação simultânea de Bluetooth. Além disso, este conjunto opera com aplicativos no celular para a conectividade Bluetooth em 2.4GHz e também um exemplo de Servidor de Rede e Aplicação para LoRaWAN em 915 MHz.

O HW foi montado nesta primeira versão sobre placas de avaliação dos dois fabricantes, conectados a partir de um adaptador próprio desenvolvido pela Vermont. O primeiro release permite a utilização de duas diferentes placas de rádio LoRa, uma com o tradicional SX1272 (uma otimização para o nosso mercado do componente mais usado no mundo para LoRa) e outra com o novo SX1262 (que traz otimizações de consumo de energia, melhores potências em Tx e Rx, dentre outras vantagens). No lado do microcontrolador, temos a possibilidade de operar com uma solução com Bluetooth, usando um componente da família Blue Gecko (BG13) ou da família Pearl Gecko (PG12), respectivamente com ou sem Bluetooth. Ambas as opções de microcontrolador com capacidade de flash e periféricos já prevendo aplicações em IoT, portanto considerando baixo consumo, espaço suficiente para os stacks e também a aplicação do usuário, etc. Uma placa adaptadora que realiza a função de interconectar os dois módulos finaliza o conjunto, gerando 4 combinações diferentes de circuitos.

Para o desenvolvimento do Firmware, foi utilizado o Simplicity Studio da própria Silicon Labs como ferramenta principal. Isso permite a compilação, geração e debug de código de forma gratuita com qualidade profissional de software. O mesmo Simplicity Studio é quem fornece a pilha Bluetooth quando esta opção é escolhida. De forma semelhante, foi adotado um repositório disponibilizado pela própria ARM com o código base do stack LoRaWAN. Este código é uma das inúmeras heranças hoje disponíveis no mercado do código original que foi criado pela Semtech faz alguns anos para o release da especificação LoRaWAN hoje em uso (1.0.2), mas que também permite atualizar para a versão 1.0.3 ou 1.1. Os trabalhos de adaptação deste código fonte foram feitos pela uDev, parceiro desenvolvedor da Silicon Labs aqui no Brasil, o que acrescentou um toque local ao conjunto, além de trazer a expertise da empresa para o projeto.

O principal ponto que se destaca nesta abordagem é que ela habilita o cliente final a trabalhar com a profundidade que desejar em qualquer dos aspectos do projeto. O acesso a todos os arquivos de projeto de HW das placas, além do FW, também possibilita a otimização de cada um dos blocos componentes. Muitas das soluções disponíveis hoje no mercado são do tipo caixa preta, obrigando o usuário final a adotar a solução como está. Aqui acontece o contrário. Além do conhecimento estar aberto a todos, a equipe da Vermont junto dos seus distribuidores tem condições de prestar suporte detalhado em cada um dos subsistemas. Vale lembrar que muitos problemas em campo e prejuízos são evitados com a presença de suporte local e conhecimento básico para resolver questões específicas que acontecem naturalmente.

A Vermont também representa outros fabricantes cujos componentes podem ser usados em aplicações de IoT, como antenas, PCIs, conectores, etc. Nossa equipe pode auxiliar na utilização destes itens. Entre em contato conosco pelo email lora@vermont-rep.com para saber como você pode tirar proveito desta plataforma para desenvolver a sua solução em Internet das Coisas.

Entre

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.